

Entre os dias 14 e 16 de novembro de 2025, a cidade de Macapá/AP sediará a Cúpula dos Povos de Matriz Africana – “Da ECO-92 à COP-30”, evento multidisciplinar e interinstitucional que integrará a Agenda Afroambiental em defesa da vida, do clima e da justiça social.
A programação acontecerá concomitantemente a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), e toda delegação irá participar de atividades paralelas a COP30 entre 18 e 21 de novembro de 2025, em Belém/PA.
A proposta surge do acúmulo histórico da Rede Afroambiental, desde a ECO-92, passando pela Cúpula dos Povos Rio+30 (2022), e consolida-se como um espaço que articula ciência, cultura, espiritualidade e políticas públicas.
A Cúpula reafirma o protagonismo dos saberes tradicionais de matriz africana na construção de soluções ancestrais, afrocentradas e decoloniais frente à crise climática, ao racismo ambiental e às desigualdades sociais.
Realizada pela Rede Afroambiental em parceria com a Fiocruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), o Ministério da Igualdade Racial (MIR), o Ministério da Cultura (MINC), o Ministério da Saúde (MS) e outras instituições parceiras, a Cúpula constitui-se como um grande encontro de encontros, reunindo e integrando iniciativas e processos que dialogam diretamente com a pauta afroambiental e a COP-30, entre eles:

Reunião Rede das Redes de Matriz Africana
Encontro de Juventude de Terreiro pelo Clima
II Encontro de Praças de Ciências dos Povos Tradicionais
Encontro do GT de Matriz Africana da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura
Reunião Rede das Redes de Matriz Africana





FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI:


